Gestão escolar expressa através de princípios democráticos e de forma colegiada
Esse elemento do PPP funda-se em dispositivos constitucionais (Art. 205 e 206) na LDB/1996. Afirma o Art. 205 da Constituição que “A educação é direito de todos e dever do estado e da família será promovida e incentivada com a colaboração d sociedade, visando ao pleno desenvolvimento das pessoas, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Sendo um dever que o estado compartilha com a família e a sociedade demanda-se mecanismo de participação efetiva dessas instâncias nas definições necessárias ao cumprimento dos objetivos expressos no mesmo artigo.
É preciso pensar no processo de participação coletiva da comunidade e dos segmentos que compõem a escola. É necessário determinar que a instituição explicite em seu PPP “A gestão escolar expressa através de princípios democráticos e de forma colegiada”. Ao tratar da participação como mecanismo de gestão democrática, esses dispositivos qualificam o tipo de participação que se busca na escola.
Entre as formas colegiadas de gestão destaca-se o conselho escolar composto por representantes das comunidades institucional e local. A composição, as atribuições e as formas de funcionamento do conselho escolar devem ser explicitadas no regimento da instituição e seu regimento interno. É necessário definir em que áreas ou assuntos o conselho terá funções deliberativas, ou seja, como instancia final de decisão e em quais terá função consultiva, assessorando e emitindo parecer do colegiado a consultas de outras instancias como, por exemplo, da direção da escola e do coletivo de professores.
· Que mecanismos de participação coletiva a escola institui para sua gestão? Por que optou por esses mecanismos? Eles estão explicitados no regimento escolar?
· Os mecanismos de participação são coerentes com as concepções e práticas explicitadas no PPP? Na prática, como se dá a participação dos profissionais e da comunidade na gestão da escola?
· Como a equipe pedagógica e a direção concebem a gestão democrática?
· A instituição tem um conselho escolar ou órgão colegiado equivalente? Quem são seus participantes? Quais são as atribuições? Como funciona?
· Como são organizados os momentos de tomada de decisão na instituição de modo a propiciar a participação efetiva dos profissionais? Que condições são criadas para o dialogo e a cooperação?
· A informação atualizada circula democraticamente e ajuda a manter a convivência produtiva e solidaria entre pais, professores e funcionários?
· Há um ambiente propício na instituição para discussões? Há um apoio mutuo entre os profissionais, visando compartilhar novos entendimentos e soluções para os problemas encontrados?
· As divergências de pontos de vista são discutidas visando á busca genuína de uma solução, um atendimento compartilhado?
· O clima estabelecido na instituição propicia a abertura para a troca de experiência e a discussão de todas as questões envolvida elaboração, implementação e avaliação do PPP?
Bom dia Rosangela..
ResponderExcluirSobre as parceiras da troquinha Frutas da Região, a príncipio iríamos fazer um sorteio com todas as participantes, mas conversei com minha irmã, já que ela tbm está administrando essa troquinha, e vamos juntas estudar um outro processo de sorteio..
Talvez sortear por Regiões, ou talvéz vc não teria uma amiga ai da Região da Bahia, que queira uma parceira daí tbm?
Já que mtas meninas, gostam de pegar parceiras de outros estados!!
Bom qualquer outra dúvida é só pedir!!!
Espero ter esclarecido a sua!
Beijos
Querida Rosangela, você nem imagina como o seu Blog tem me ajudado tanto nos meus estudos como na minha prática como professora.Fico feliz por saber que existem pessoas como você que tem o prazer de disseminar o conhecimento e assim ajudar outros.Parabéns e que Jeová nosso Deus a abençoe.
ResponderExcluirBoa noite, Rosângela. Você poderia me dizer, se o Projeto Político Pedagógico é o mesmo que Planejamento pedagógico ? Dúvida ...
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