A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A avaliação institucional é bastante complexa, pois deve levar em conta aspectos organizacionais, materiais e envolver todas as pessoas que participam daquele contexto (professores, pais, pessoal de apoio, coordenador pedagógico, diretor). É importante frisar que esse processo requer o envolvimento de todos esses sujeitos, numa dinâmica de co-responsabilidade, pois implica uma espécie de “balanço crítico” para repensar o que foi proposto e o que está sendo feito. A avaliação envolve um percurso formador, articulando as demandas específicas da instituição, as condições de trabalho dos profissionais e as concepções que norteiam suas práticas.
Enfim, vemos que a avaliação institucional se articula intimamente à gestão democrática e à formação continuada dos envolvidos, justamente por ser um processo de tomada de consciência acerca do trabalho desenvolvido, propiciando o confronto dessa realidade com indicadores de qualidade, no sentido de repensar as condições e formas de organização de todo o trabalho.
O mais importante no que diz respeito à avaliação institucional é a mudança de ênfase que esta propõe: não se avalia única exclusivamente os alunos avalia-se todo o contexto do serviço que a acolhe – e que deixa de acolher outras tantas crianças -, a fim de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos e também de ampliar a sua oferta.
Desse modo ao se fazer a explicitação sobre a avaliação institucional, no processo de elaboração do PPP, as escolas devem considerar sua experiência e analisar:
- Temos na instituição um ambiente propício para a realização da avaliação institucional? O clima de trabalho envolve o apoio mútuo entre os profissionais, visando compartilhar novos entendimentos e soluções para os possíveis problemas encontrados?
- Como definimos as ações para o processo de avaliação institucional? Quem participa dessas definições? Como é esta participação? Em que momentos ela ocorre? Que referências são utilizadas para esse processo de avaliação?
- Como organizamos os momentos de tomada de decisão na instituição relativos ao que foi apontado no processo de avaliação institucional?
- Que estratégias prevemos para a socialização dos resultados da avaliação no contexto da instituição? De que maneira a comunidade tem acesso aos resultados da avaliação institucional realizada?
PRÓXIMA POSTAGEM: 8º E ÚLTIMO ELEMENTO DO PPP
0 Comentários Essenciais:
Postar um comentário
Muito obrigado pela visita!!Espero que tenha encontrado o que procurava aqui no blog! Aceito sugestões para novas postagens!
Seu comentário é muito importante para mim!