ELEMENTO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL

8º ELEMENTO DO PPP


A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA INSTITUIÇÃO


O Art. 62 da LDB, determina que “o professor para atuar no Ensino Fundamental deverá ter a formação em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena em instituições de ensino superior admitida como formação mínima à oferecida em nível médio na modalidade normal”

Se a formação prévia adequada é imprescindível à competência profissional daqueles que atuam nas escolas de ensino fundamental, a formação continuada é essencial para o seu crescimento constante como profissionais como cidadãos e como pessoas. Assim, a formação continuada constitui um dos aspectos fundamentais da valorização dos profissionais da educação, conforme o art. 67 da LDB o qual determina que os sistemas de ensino devem assegurar no magistério publico: “... aperfeiçoamento profissional continuada, inclusive com recenseamento remunerado para este fim;... progressão funcional baseado na titulação ou habilitação e na avaliação do desempenho; período reservado a estudos, planejamento e avaliação incluído na carga horária de trabalho...”


Visando subsidiar a elaboração do item “ formação continuada dos profissionais no PPP sugerimos que sejam consideradas as seguintes questões:

Que princípios, objetivos e estratégias a escola define para formação continuada dos seus profissionais? Como justifica essas opções?

As ações de formação continuada são coerentes com as concepções e práticas explicitadas no PPP?

Como são tomadas as decisões sobre a formação continuada? Quem participa das decisões? Há participação dos profissionais?

Como os programas/ ações de formação se encaixam no cotidiano escolar? Como podem se tornar realmente significativos neste contexto?

As estratégias utilizadas e o clima estabelecido nas ações de formação possibilitam a reflexão sobre a prática de cada profissional?

As condições estabelecidas na instituição propiciam abertura para troca de experiências e a discussão das concepções dos profissionais sobre a criança e seu desenvolvimento e as práticas pedagógicas?

Há um ambiente propício na instituição para discussões?

Há um apoio mutuo entre os profissionais vidando compartilhar novos entendimentos e soluções para os problemas encontrados?

São previstos mecanismos de socialização e experiências adquiridos pelos profissionais que participam de cursos e seminários externos?

A escola assegura um horário para reuniões e outras atividades que propiciem a formação continuada dos profissionais, sem prejuízo das atividades com as crianças?

Que iniciativas são tomadas pela escola para promover a ampliação do universo cultural de seus profissionais?

Há avaliações na Instituição sobre a adequação dos processos de formação continuada e os resultados alcançados? Essas avaliações são realizadas com os profissionais?

As ações de formação contribuem efetivamente para os processos de elaboração, implementação e avaliação do PPP?


A postura dos educadores, neste momento é demasiadamente necessária e importante para que sabiamente proporcionem em seus Projetos Políticos Pedagógicos situações que venham enfatizar as leis de equilibração, para que o aluno amplie seus conhecimentos através de reflexões que o leve a desequilibrar suas verdades atuais e que a partir daí, formule novas hipóteses, descubra, assimile e acomode novas verdades equilibrando dessa forma seu novo conhecimento por ele construído. A Educação deve, pois, adaptar-se constantemente em transformações da sociedade sem deixar de transmitir as aquisições e saberes básicos, frutos da experiência humana. É necessário que a partir de agora todos os envolvidos numa nova proposta, visem medidas pedagógicas eficazes, tendo em vista a melhoria da qualidade da educação.


Deus

4 comentários:

  1. Olá, Rosângelo!

    Vim retribuir sua visita ao Gerenciando Blog e conhecer o seu trabalho.

    Fiquei bastante surpreso em ver o seu blog, com um visual bem cuidado e artigos de ótima qualidade!

    São raros os blogs sobre Pedagogia feitos com tanto cuidado. Tenho certeza de que você terá grande sucesso em seu trabalho.

    Um abraço e parabéns pelo blog!

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  2. Rosângela, muito boa estapostagem sobre o PPP. É muito importante falar dele já que ele é uma ferramenta importantíssima e que dever ter muita atenção dos educadores.
    Um abraço,
    Ana Paula
    Aprende Minas

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Muito obrigado pela visita!!Espero que tenha encontrado o que procurava aqui no blog! Aceito sugestões para novas postagens!
Seu comentário é muito importante para mim!

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