PASSOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA


ESTE MATERIAL TAMBÉM FAZ PARTE DO IV MÓDULO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
ABORDAMOS DE MANEIRA OBJETIVA E CLARA A QUESTÃO DA INCLUSÃO NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFª SHEILA PITOMBO.
ESTE É MAIS UM TÓPICO DO TEMA. ESPERO QUE SEJA DE GRANDE UTILIDADE NA SUA VIDA DE EDUCADOR E QUE O AJUDE A DESMISTIFICAR ESTES CONCEITOS.


O PRIMEIRO PASSO PARA A CONCRETIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Matricular simplesmente uma criança com deficiência em uma classe comum, da escola comum, sem dúvida, é um passo importante na direção certa. Mas isso não é Educação Inclusiva.

Mesmo que algumas pessoas com deficiência tenham condições de freqüentar a escola tal como ela é hoje, e possam ter o mesmo aproveitamento da maioria das crianças, ainda assim, isso não é praticar Educação Inclusiva.

Educação Inclusiva pressupõe que TODAS as crianças tenham a mesma oportunidade de acesso, de permanência e de aproveitamento na escola, independentemente de qualquer característica peculiar que apresentem ou não.

Para que isso ocorra, é fundamental que as crianças com deficiência tenham o apoio de que precisam, isto é, acesso físico, equipamentos para locomoção, comunicação (tecnologia assistiva) ou outros tipos de suporte. Mas, o mais importante de tudo, é que a prática da Educação Inclusiva pressupõe que o professor, a família e toda a comunidade escolar estejam convencidos de que:

  • O objetivo da Educação Inclusiva é garantir que todos os alunos com ou sem deficiência participem ativamente de todas as atividades na escola e na comunidade;
  • Cada aluno é diferente no que se refere ao estilo e ao ritmo da aprendizagem. E essa diferença é respeitada numa classe inclusiva;
  • Os alunos com deficiência não são problemas. A Escola Inclusiva entende esses alunos como pessoas que apresentam desafios à capacidade dos professores e das escolas para oferecer uma educação para todos, respeitando a necessidade de cada um;
  • O fracasso escolar é um fracasso da escola, da comunidade e da família que não conseguem atender as necessidades dos alunos;
  • Todos os alunos se beneficiam de um ensino de qualidade e a Escola Inclusiva apresenta respostas adequadas às necessidades dos alunos que apresentam desafios específicos;
  • Os professores não precisam de receitas prontas. A Escola Inclusiva ajuda o professor a desenvolver habilidades e estratégias educativas adequadas às necessidades de cada aluno;
  • A Escola Inclusiva e os bons professores respeitam a potencialidade e dão respostas adequadas aos desafios apresentados pelos alunos;
  • É o aluno que produz o resultado educacional, ou seja, a aprendizagem. Os professores atuam como facilitadores da aprendizagem dos alunos, com a ajuda de outros profissionais, tais como professores especializados em alunos com deficiência.
PRÓXIMA POSTAGEM: QUEM SÃO AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA?


Deus

6 comentários:

  1. ROSANGELA


    Uma educação inclusiva pressupõe a admissão de que todos somos diferentes ou se quiser, de que todos temos as nossas deficiências ou limitações.

    Limitações!

    Todos somos limitados, sim!

    Já deficientes ...

    Olharmos para alguém como deficiente é, à partida, colocar um obstáculo intransponível à comunicação que se sente, pressente e atrapalha o desenvolvimento e a aprendizagem.

    Seja bem vinda ao meu blogue!


    Jaime Latino Ferreira
    Estoril, 6 de Agosto de 2009

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  2. oi linda!!!
    tem selinho pra vc lá no meu blog
    bjs

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  3. Olá Jaime! Obrigado por contribuir no comentário! Quanto ao fato de utilizar o termo deficiência dá-se ao fato de que as abordagens teóricas são ainda trazem este termo. Tenho consciência de que não se usa mais este termo e que o termo correto são pessoas com necessidades especiais. Porém estou sendo fiel ao material impresso disponibilizado na postagem

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  4. Oi Rosangela, boa tarde!
    Estou me envolvendo atualmente com o tema inclusão.
    No que se refere à nomenclaturas, é algo conflituoso, pois vários textos,artigos, e livros utilizam uma variação delas, não sei se será útil pra ti, mas uma que li e muito me agradou foi PESSOA COM NECESSIDADE INDIVIDUAL. Achei fantástico!!
    Pois mesmo quando falamos necessidades especais, ainda assim, estamos marcando uma especialidade, uma causa, um problema, ao passo que, individuais, se enquadra ao ser na sua totalidade e subjetividade. Todos nos somos carentes de necessidades individuais, sejam elas vistas como "deficiências ou eficiências".
    Espero ter contribuído contigo.
    Beijos
    Claudia

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  5. Realmente pesquisar as novas nomenclaturas para educação inclusiva é conflituoso,será q existe um q fale sobre o assunto claramente??? e se vc puder me citar algum ,estou aguardando.

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