SAÚDE E SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA



Durante os dias 20 e 21 de agosto de 2009, o Colégio Sagrado Coração de Maria, desenvolveu o I ESA(Encontro de Saúde/Sexualidade na Adolescência). Este encontro foi organizado em formato de Oficinas Educativas. Esta proposta surge num momento em que percebemos, em meio a debates em sala de aula e no próprio dia a dia do Colégio, uma inquietude por parte dos alunos em relação aos temas citados.
De acordo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a transformação do papel psicossocial do adolescente deve ser considerada nas diversas instâncias do convívio escolar como elemento contextual da educação para a Saúde e Sexualidade nessas faixas etárias. Diversas são as dúvidas que rodeiam os adolescentes. Neste sentido, o Colégio Sagrado Coração de Maria, vem posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo e a prática como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas no que se refere à Saúde e Sexualidade na adolescência.

Tivemos como objetivo geral:

  • Propor o desenvolvimento do respeito a si e ao outro e contribuiindo para a garantia direitos básicos a todos, como a saúde, a informação e o conhecimento, elementos fundamentais para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes de suas capacidades.

E como objetivos específicos:
  • Compreender a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, que se expressa no ser humano, do nascimento até a morte.
  • Contribuir para a superação de tabus e preconceitos ainda arraigados no contexto sociocultural brasileiro em relação ao tema Sexualidade na adolescência.
  • Promover reflexões e discussões de técnicos, professores, equipes pedagógicas, bem como de pais e responsáveis, com a finalidade de sistematizar a ação pedagógica da escola no trato de questões da saúde e da sexualidade.
  • Compreender que saúde e sexualidade são produzidas nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presentes no meio em que vive,
  • Utilizar formas de intervenção sobre os fatores desfavoráveis à Saúde e Sexualidade presentes na realidade que rodeia os (pré) adolescentes, agindo com responsabilidade em relação às mesmas
  • Compreender que é nas relações sociais que se definem, por exemplo, os padrões de relação de gênero, o que homens e mulheres podem e devem fazer por serem homens e mulheres, e, principalmente, quais são e quais deverão ser os direitos e deveres de cidadania ligados à sexualidade e à reprodução.
TEMAS DAS OFICINAS:

  • SEXULIDADE NA ADOLESCÊNCIA: INFLUÊNCIAS DA MÍDIA
  • NAMORAR, FICAR: NECESSIDADE OU PRESSÃO SOCIAL?
Professores Oficineiros: Alessandra de Jesus, Andréa e Wilka

  • GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: O QUE CONTRIBUI? QUAIS OS RISCOS PARA A MÃE E PARA O BEBÊ?
  • ISTs (infecções Sexualmente Transmissíveis)
Professores Oficineiros: Joelson, Edineuza e Alessandra Coelho

  • ADOLESCENTE E A BALADA: SEU LIMITE É DO TAMANHO DA SUA RESPONSABILIDADE.
Professores Oficineiros: Carlos e Gessilene

  • ADOLESCÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA
  • ALIMENTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA: ANOREXIA, BULIMIA E OBESIDADE
Professores oficineiros: Marcelo, Dayse e Carol

ABAIXO ALGUMAS FOTOS DAS OFICINAS:













































Deus

Um comentário:

  1. Oi Rô, obrigada pela visita.
    Seu blog tbm esta ótimo.
    Uma ótima noite e uma quinta iluminada.

    Abração


    Sil

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita!!Espero que tenha encontrado o que procurava aqui no blog! Aceito sugestões para novas postagens!
Seu comentário é muito importante para mim!

Blog Widget by LinkWithin