TRAUMAS DE INFÂNCIA: UMA QUESTÃO SÉRIA!

. Neste post ela conta que descobriu numa matéria de jornal porque é tão  traumatizada. Ela diz: Minha mãe fez uma grande crueldade comigo que pode ter me deixado marcas para o resto da vida. Quando eu tinha três anos, ela me deixou sozinha com uma estanha em um lugar estranho, com um monte de crianças que eu nunca tinha visto antes: foi a primeira vez que fui à escola para o primeiro dia de aula da vida.

Segundo uma psicóloga no telejornal vespertino da Globo, uma criança pode ficar traumatizada se os pais a deixarem abruptamente na escola, com ela chorando não querendo ficar. É preciso que os pais aprendam como lidar com essa situação para que ela seja o menos traumática possível para a criança. No jornal foram dadas várias dicas de como os pais devem proceder nessa dificílima tarefa.
Com um certo tom de ironia em seu post, ela coloca: Nossa! Realmente, isso é algo de extrema complexidade. Deveria ter um curso especial só para ensinar os pais a levarem os filhos para seu primeiro dia de aula. Caso contrário, teremos muitos adultos traumatizados e lunáticos, por que foram abandonados na escola aos cuidados da tia. Felizes dos analfabetos!
Apesar de não considerar essa tarefa tão difícil, pois acho que os pais sforem bem mais que os filhos no momento em que os deixam na escola pela primeira vez, respeito e muito este momento. Como educadora presencio situações que se não for vista com bastate cautela pode sim gerar traumas nas crianças que podem ou não serem levados atá a fase adulta.
Trago algumas dicas que acredito serem importantes e levadas em consideração mediante o surgimento de situações do tipo. Tenho certeza que você caro leitor, um dia poderá necessitar de algumas dessas dicas . Se não forem para você, poderá ser útil a um conhecido que lhe ficará muito grato pelas informações.

DICAS!!!
  • Se estão confiantes, transmitem segurança a seu filho que, na maioria das vezes, ficará na escola sem problemas. É importante que você o acompanhe até a sala nos primeiros dias e se mantenha a postos, aguardando pontualmente na saída. Seja uma boa ouvinte e escute suas novidades da classe.

  • Algumas crianças demoram mais para se adaptar e precisam da presença da mãe no começo. Geralmente os pais também se sentem ansiosos, mostram dificuldade em
    se separar dos filhos, o que influi demais. Cabe aí um trabalho da escola com os dois - mãe e filho. Firmeza, apoio, acolhida, tranqüilidade e muita segurança ao agir são essenciais.

  • Esse trabalho é gradativo e a escola conta com a sua ajuda para que, em pouco tempo, ambos estejam adaptados e você consiga deixá-lo sem culpa.
  • Os pais devem procurar conhecer e tirar todas as suas dúvidas sobre a escola antes de as aulas começarem.
  • > É importante que os pais conversem honestamente com os filhos sobre a escola, mas sempre falando positivamente das novas possibilidades de fazer amigos, descobertas e aprendizagem.
  • > É interessante envolver a criança na organização do material escolar, do uniforme, da mochila, despertar o interesse dela pela vida escolar.
  • > Os pais também devem avisar o filho sobre a hora de buscá-lo e quem irá pegá-lo na escola.
  • > Não é aconselhável que a criança fique esperando depois que estiver pronta para ser levada ao colégio.
  • > Se, para um dos pais, a ansiedade para deixar o filho na escola pela primeira vez for menor, é preferível que ele se responsabilize por isso.
  • > Se possível, matricular a criança numa escola onde haja alguma outra criança conhecida.


http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=O+primeiro+dia+de+aula


http://apogeu.tubalivre.com/2010/02/trauma-de-infancia.html

Deus

Um comentário:

Muito obrigado pela visita!!Espero que tenha encontrado o que procurava aqui no blog! Aceito sugestões para novas postagens!
Seu comentário é muito importante para mim!

Blog Widget by LinkWithin