NOVO ELEMENTO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA

6º Elemento do PPP
A avaliação do desenvolvimento integral do aluno.

Para se instaurar um debate no interior da escola, sobre as práticas correntes de avaliação, é necessário que explicitemos nosso conceito de avaliação. Qual a função da avaliação, a partir do papel da educação escolar nas ociedade atual? Às vezes, aquilo que parece óbvio não o é tanto assim. Para que é feita a avaliação na escola? Qual o lugar da avaliação no processo de

ensino e aprendizagem?

Tradicionalmente, nossas experiências em avaliação são marcadas por uma concepção que classifica as aprendizagens em certas ou erradas e, dessa forma, termina por separar aqueles estudantes que aprenderam os conteúdos programados para a série em que se encontram daqueles que não aprenderam. Essa perspectiva de avaliação classificatória e seletiva, muitas vezes, torna-se um fator de exclusão escolar. Entretanto, é possível concebermos uma perspectiva de avaliação cuja vivência seja marcada pela lógica da inclusão, do diálogo, da construção da autonomia, da mediação, da participação, da construção da responsabilidade

com o coletivo.

Tal perspectiva de avaliação alinha-se com a proposta de uma escola mais democrática, inclusiva, que considera as infindáveis possibilidades de realização de aprendizagens por parte dos estudantes. Essa concepção de avaliação parte do princípio de que todas as pessoas são capazes de aprender e de que as ações educativas, as estratégias de ensino, os conteúdos das


Entender e realizar uma prática avaliativa ao longo do processo é pautar o planejamento dessa avaliação, bem como construir seus instrumentos, partindo das interações que vão se construindo no interior da sala de aula com os estudantes e suas possibilidades de entendimentos dos conteúdos que estão sendo trabalhados. A avaliação tem como foco fornecer informações acerca das ações de aprendizagem e, portanto, não pode ser realizada apenas ao final do processo, sob pena de perder seu propósito.

Instaurar uma cultura avaliativa, no sentido de uma avaliação entendida como parte inerente do processo e não marcada apenas por uma atribuição de nota, não é tarefa muito fácil.

Uma pergunta, portanto, que o coletivo escolar necessita responder diz respeito às concepções de educação que orientam sua prática pedagógica, incluindo o processo de avaliação. Qual o entendimento que a escola construiu sobre sua concepção de educação e de avaliação?

Há pelos menos dois aspectos sobre os quais a escola precisa refletir, como parte de sua concepção de educação. Um diz respeito à exclusão que ela pode realizar, caso afaste os estudantes da cultura, do conhecimento escolar e da própria escola, pela indução da evasão por meio de reprovação, como já foi abordado no texto sobre currículo e cultura.

A partir dos aspectos aqui discutidos propomos as seguintes questões, que podem contribuir na elaboração desse item do PPP, explicitando as formas de avaliação do desenvolvimento integral dos alunos:

  • O processo avaliativo que propomos é coerente com as concepções de aprendizagem/desenvolvimento explicitados no PPP?
  • As formas de avaliação que utilizamos na instituição são coerentes com a concepção de avaliação explicitadas no PPP?
  • De que modo nossa avaliação contribui para o planejamento e replanejamento da ação educativa? Que instrumentos poderiam ser úteis para uma contribuição efetiva nesse sentido?
  • Que critérios utilizamos como referência para avaliação dos alunos e para a avaliação da ação educativa? Como e por que definimos esses critérios?
  • Como participamos aos pais informações referentes ao procedimento e aos resultados da avaliação dos alunos? De que forma a família tem acesso a estes dados? Através de reuniões, de encontros coletivos ou individuais?
  • Como nossos alunos participam do processo avaliativo?
  • Nosso processo de avaliação leva em conta as especificidades das crianças com necessidades especiais?
  • Como a escola propicia que a família participe da avaliação dos alunos?

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Deus

2 comentários:

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