ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO


A PARTIR DE HOJE INICIO UMA SEQUÊNCIA DE POSTAGENS REFERENTES A ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. O MATERIAL QUE DISPONIBILIZO VEM SENDO PRODUZIDO POR MIM E PELA PEDAGOGA SIMONE CABRAL, UMA GRANDE AMIGA COM A QUAL TENHO A HONRA DE TRABALHAR. ESTE TRABALHO VEM SENDO DESNVOLVIDO ATRAVÉS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE NOSSO MUNICÍPIO, A QUAL VEM CONSTRUINDO SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA.

PARTE I

APRESENTAÇÃO

Este documento consolida as orientações das nossas unidades escolares municipais em relação a um novo pensar e fazer educação e as suas praticas pedagógicas, não como uma proposta completa e acabada, mas como um desafio para que a nossas escola possa refletir sobre a sua pratica de ensino aprendizagem e daí construir o seu próprio caminhar.

A escola, tomando para si o objetivo de formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade, buscará eleger, como objeto de ensino, conteúdos que estejam em consonância com as questões sociais que marcam cada momento histórico, cuja aprendizagem e assimilação são consideradas essenciais para que os alunos possam exercer seus direitos e deveres, pois a escola tem a função de intervir efetivamente para promover o desenvolvimento e a socialização de seus alunos...


PPP- Projeto Político Pedagógico

O projeto político pedagógico ( PPP) é a identidade de uma instituição educativa, no nosso caso, de uma instituição de Ensino Fundamental. Pode-se dizer que o PPP é o “retrato” de uma determinada escola, é o retrato de seus educadores, das crianças e famílias que a freqüentam. Revela seu contexto, sua história, seus sonhos, seus desejos, suas crenças, seus valores, suas concepções e, a partir disso, os princípios e diretrizes que orientam sua ação de cuidar e educar os alunos. Revela suas formas de organização, planejamento, avaliação, suas articulações, suas dificuldades, seus problemas e a forma de superá-las. Uma vez que o processo de constituição de identidades é dinâmico, o PPP de uma instituição esta sempre num movimento de construção e reconstrução.

Neste sentido, um documento de PPP, refere-se à sistematização, através de alguma forma de registro de todos os aspectos que constituem a identidade de uma instituição educativa. É, por assim dizer:

· Um documento que situa o contexto desta instituição, traz sua história, os sonhos, as expectativas, as crenças, os valores de todos aqueles envolvidos no trabalho que ali se desenvolve.

· Um documento que explicita esses propósitos através da definição de objetivos e metas, e que para concretizá-los prevê formas de organização e gestão no trabalho de cuidar e educar as crianças que devem estar estreitamente relacionados ao regimento da instituição.

· Um documento de compromisso, uma vez que sua elaboração prevê não somente o envolvimento das crianças e dos professores, mas a participação dos demais profissionais que ali atuam, da família e da comunidade.

Embora a elaboração do PPP seja uma exigência legal e haja um reconhecimento quanto á sua importância muitas escolas ainda não a sistematizaram num documento. Em algumas instituições há apenas um planejamento anual elaborado pela equipe pedagógica do qual muitas vezes, o professor não participou. Em outras, não há nem mesmo esse planejamento mais organizado.

No entanto, mesmo não existindo o documento, os professores imprimem as suas crenças e seu modo de agir no cotidiano do trabalho. Isto é, a partir do documento que a equipe pedagógica elaborou, ou mesmo a partir de suas experiências, o professor planeja o seu dia a dia de acordo com as necessidades de seus alunos.

Isso nos leva a pensar que, na verdade, já existem “ PPPs” em andamento nas escolas, que se concretizam na forma como os sujeitos organizam os espaços, os tempo, as crianças, as atividades, bem como na escolha e formação dos professores, no modo como estabelecem relações com os alunos, com as famílias, e com a comunidade e nas estratégias utilizadas para resolver os problemas e dificuldades.

Enfim, essa tentativa consciente de organização do trabalho, envolvendo os professores, a direção e a coordenação, as famílias e até mesmo os alunos, oportuniza a definição de uma identidade própria para a escola, estabelecendo-se uma unidade de propósitos e a criação de referencias que orientarão sistematicamente a ação educativa.

Mas, o que é necessário considerar para a produção do PPP?

As escolas, ao se organizarem para a elaboração dos seus PPPs, são podem, por um lado, perder de vista a história que as constituiu, com todos os seus acúmulos, avanços e dificuldades; por outro, não podem deixar de considerar as normas emanadas do poder publico, fruto de uma história de luta e reivindicações de diferentes grupos da sociedade civil organizada. Essas instituições devem também se orientar pelas determinações sobre elaboração de PPP contidas na regulamentação do Ensino Fundamental, definida pelo conselho Municipal de educação do Sistema ao qual estão vinculadas.


Falar em condições de produção significa afirmar que um PPP, elaborado por alguém, para alguém, com alguém, tendo em vista um determinado objetivo. Dessa forma, é indispensável buscar responder às seguintes questões:

Qual é o seu objetivo? Para que, na realidade esta sendo elaborado este documento: apenas para cumprir uma determinação legal ou para sistematizar e organizar uma pratica em andamento?

A quem se destina? O documento é elaborado apenas para aqueles responsáveis pelo credenciamento e autorização da instituição ou tem como interlocutores todos aqueles envolvidos nas ações de educar/ cuidar as crianças que freqüentam a creche e pré escola?

Por quem é elaborado? Sua elaboração é tarefa apenas dos especialistas e dirigentes da instituição ou prevê o envolvimento dos professores e outros profissionais da escola, da família, dos alunos e de outros parceiros da comunidade?

Que tipo de documento será elaborado? Um documento burocrático que se utiliza apenas dos itens apontados na regulamentação como um roteiro a ser seguido e que funcionará apenas como um cartão de visita da instituição ou instrumento de trabalho que dialogará com a prática cotidiana e os anseios educativos dos diversos parceiros na educação e cuidados dos alunos?

Como será elaborado esse documento? Algumas pessoas da escola, serão designadas para elaborar o documento em seus horários de folga, fora da instituição, ou a escola organizar-se-á criando canais de participação. Logicamente de forma diferenciada para cada seguimento envolvido, e definindo espaços e tempos para desenvolver esse trabalho?

Acreditamos que, após essa discussão em torno do conceito de PPP e das reflexões sobre as condições de sua produção, podemos sistematizar alguns princípios que devem nortear sua elaboração, implementação e avaliação:

Unidade: porque, respeitando a diversidade de idéias e praticas, que ali de desenvolvem,o trabalho numa escola deve buscar uma unidade de concepções e de formas de conduzir o trabalho, deve construir referencias que possam ser utilizadas por todos os envolvidos nessa ação educativa – professores, coordenadores, dirigentes, outros profissionais, alunos, pais e comunidades.

Sistematicidade: porque essas referências devem orientar sistematicamente o cotidiano das instituições, ao invés de se utilizar, para cada momento ou para cada resolução de problema uma referencia diferente.

Consciência: porque é um trabalho profissional para o qual é fundamental a consciência em relação ao que, como e para que se faz.

Necessidade: porque as pessoas envolvidas apenas sentir-se-ão motivadas a participar a partir da percepção da necessidade de elaboração de um documento que possibilite a criação de referências comuns, que orientarão uma ação educativa mais conscientes e intencional.

Participação/ Envolvimento: por todos aqueles que compõe o coletivo da escola precisam se sentir sujeitos da construção do PPP, ao invés de se colocarem como meros destinatários de outros PPPs elaborados em outras instâncias.

Compromisso: porque aqueles que participam de sua elaboração, devem se comprometer com a implementação das questões registradas, avaliando-as continuamente.

Contextualização: porque diz respeito a uma escola específica, situada em uma determinada realidade, envolvendo crianças, famílias e profissionais concretos.

Consistência: porque é um trabalho fundamentado, não apenas, nas crenças e experiências daqueles envolvidos na escola, mas também nas definições legais e nos conhecimentos produzidos, na sociologia, psicologia, antropologia, pedagogia, saúde, entre outras.


Dinamismo/ Provisoriedade: porque o PPP de uma instituição é provisório, estando sempre num movimento de construção e reconstrução.

PRÓXIMA POSTAGEM SERÁ SOBRE OS ELEMNTOS DO PPP

4 comentários:

  1. infelismente
    ainda eocntramos
    escolas (comunidade escolar)
    que nao leva essa parte a sério
    ou qdo faz faz só no papel
    pecebi muito isso qdo ia fazer estagio
    e tinha q pegar o PPP
    aiaiai
    enfim
    otimas orientações parabensss
    beijocas milllllllllllllllllllllllllllll

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  2. TEM OUTRO selinho no blogger passa lá
    bjs mil

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  3. Amei o blog. Parabéns!!

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  4. Realmente o PPP se configura como um instrumento relevante ao contexto escolar. A escola da qual estou inserida leva-o a sério, o que por sua vez propicia bons frutos

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