ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PARTE II

ELEMENTOS DO PPP

Existem alguns elementos fundamentais a serem considerados na elaboração de um PPP. Entretanto, para não correr o risco de elaborar um documento burocrático, apenas para atender às normas, é fundamental que cada escola organize a estrutura do seu PPP e nele, deve-se levar em conta os itens que aqui serão abordados e outros que julgar pertinentes, prevendo uma articulação coerente entre si.

Ao elaborar o seu PPP, as escolas deverão explicitar:

I. As concepções de infância, de desenvolvimento humano e de ensino e aprendizagem.

II. As características e as expectativas da população a ser atendida e da comunidade na qual se insere.

III. A descrição do espaço físico, instalações e equipamentos.

IV. Seleção e organização dos conteúdos, conhecimentos e atividades no trabalho pedagógico.

V. Gestão escolar expressa através de princípios democráticos e de forma colegiada

VI. A avaliação do desenvolvimento integral do aluno.

VII. A avaliação institucional

VIII. A formação continuada dos profissionais da instituição

Precisamos, além disso, situar o contexto onde se desenvolve o PPP:

  • A quem esse PPP se destina? Quem são e como são os alunos e as famílias com as quais a instituição trabalha?
  • Quais as condições de vida, de trabalho, qual a profissão dos pais, os costumes, tradições da comunidade, músicas, danças, brincadeiras, formas de lazer, religião?
  • Quem são as pessoas que trabalham na escola? Quais as características gerais e condições concretas de funcionamento da instituição?

Esses dados não devem servir apenas para figurar na proposta, mas para serem utilizados e considerados durante a sua elaboração.

Precisamos, ainda, situar as concepções norteadoras do PPP, isto é, os fundamentos e as crenças que a norteiam. Significa explicitar as formas de organizar:

  • Os eixos de trabalho e conteúdos a serem trabalhados;
  • As atividades e metodologia(s) de trabalho;
  • Os tempos
  • Os espaços, equipamentos e materiais;
  • Os alunos e seus agrupamentos, inclusive aquelas com necessidades especiais;
  • O planejamento, avaliação e instrumentos que viabilizam essas ações.
  • As condições de trabalho dos profissionais e seus processos de formação.
  • O trabalho com a família e com a comunidade;
  • A gestão e a avaliação institucional
  • As articulações com a Educação Infantil.

PRÓXIMA POSTAGEM ESPECIFICAREI CADA ELEMENTO EM SUA TOTALIDADE.

Deus

6 comentários:

  1. vamos ficar espertas em PPP
    eih
    hihihihih
    bjss mil no corçaãooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Olá querida, passa lá no meu blog que tem um selinho pra vc! bjs coloridos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rô!
    Olha só, eu acabei de vir do médico e está tudo certo com meus exames.
    Não estou seguindo a risca nenhuma dieta prescrita pelo médico pois nem sempre a gente tem em casa o que está determinado dia, ou não temos tempo de fazer...
    Mas estou diminuindo a quantidade de comida, tbm estou tomando bastante chá verde.
    Como eu estou com uma crise bronquite não estou fazendo nada muito radical, pois tenho que ficar em repouso e nutrida.
    Vamos trocando figurinhas então, se tiver dicas tbm pode me enviar ta?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS PELA A DICA DO PPP, SOU DIRETOR ESCOLAR DE 3 ESCOLA EM CUITÉ NA PARAÍBA, E TENHO COMO TAREFA FAZER O PPP. DAS 3 ESCOLAS, SE PODER ME AJUDAR POSTANDO MAIS EXPLICAÇÕES FICAREI MUITO AGRADECIDO. OBRIGADA.E SE QUISER MANDAR DIRETO PARA O MEU EMAIL MELHOR AINDA.JOSECLEMENTINO-FILHO@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  5. Olá rosangela, parabéns pelo espaço, seu blog é fantástico. Encontrei aqui tudo o que precisava para iniciar a elaboração do PPP da escola que sou gestora.
    Obrigada e ficarei sempre passando por aqui!
    Um abraço e que Deus te ilumine e muita paz!!!
    Euneide Lima-( professora e gestora escolar )

    ResponderExcluir
  6. OLÁ, TUDO BEM? SERÁ QUE POSSO ELABORAR UM PPP EM MENOS DE UM MES? PRECISO ENTREGAR ATÉ MARÇO.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita!!Espero que tenha encontrado o que procurava aqui no blog! Aceito sugestões para novas postagens!
Seu comentário é muito importante para mim!

Blog Widget by LinkWithin